Alinhando Iniciativas à Estratégia Corporativa - Gente e Gestão RH
Gente e Gestão RH Sem categoria Alinhando Iniciativas à Estratégia Corporativa

Alinhando Iniciativas à Estratégia Corporativa

Observamos um quadro muito comum nas empresas para as quais prestamos consultoria. De uma forma geral, quando eu reforço que todas as iniciativas em andamento deveriam estar se alinhar com a estratégia corporativa e demandas regulatórias, a resposta comum que eu escuto é que não há garantia disso, ou seja, ninguém está verificando se as iniciativas tem esse alinhamento.

Pensando nisso, resolvemos trazer nesse pequeno post um pouco de clareza e ferramentas para resolver esse enorme gap nas organizações.

Para ajudar os líderes a evitar o desalinhamento entre iniciativas e a estratégia corporativa e, assim, maximizar o retorno sobre os investimentos, recomendamos as seguintes ações, considerando os princípios de estratégia empresarial e design thinking:

1. Definir uma Estratégia Clara e Mensurável

Muitas vezes, a falta de alinhamento vem da ausência de uma estratégia clara e de indicadores de sucesso. Estabeleça objetivos estratégicos com metas específicas e indicadores (KPIs) que permitam medir o impacto de cada iniciativa em relação à estratégia. A metodologia OKR é uma excelente ferramenta para isso.

2. Fazer uma Curadoria Rigorosa de Iniciativas

Adote um processo de filtragem para aprovar somente as iniciativas que demonstram alinhamento direto com os objetivos estratégicos. Crie uma matriz de priorização que avalie o valor potencial de cada demanda, seu custo, esforço e impacto esperado. Para este ponto eu sugiro a técnica do WSJF (Weighted Shortest Job First) que ajuda a focar no valor para o negócio levando em conta iniciativas quick wins.

3. Implementar Design Thinking para Avaliar o Valor das Iniciativas

Use o design thinking para colocar o cliente no centro das decisões. Inicie com uma fase de imersão para entender se a iniciativa atende a uma necessidade real do cliente ou contribui diretamente para os objetivos da empresa. Prototipe ideias rapidamente e teste-as antes de grandes investimentos. Também pode-se utilizar o Design Sprint e o Lean Inception, dependendo do caso.

4. Criar um Ciclo de Feedback Constante

Para manter o alinhamento, é essencial que as equipes obtenham feedback regular sobre o impacto de suas iniciativas. Implemente revisões trimestrais, onde cada iniciativa é avaliada quanto ao seu impacto e alinhamento estratégico. Este feedback deve vir tanto dos clientes quanto dos stakeholders internos. O Lean Startup Cycle é uma excelente opção para esse check, pois permite medir o resultado. A ferramenta nos permite tomar ações rápidas para mudar a direção antes da realização de um grande investimento.

 

5. Adotar uma Gestão de Portfólio de Projetos

Utilize uma abordagem de gestão de portfólio para assegurar que os recursos estão alocados nas iniciativas mais promissoras. Analise continuamente o portfólio para ajustar e redirecionar recursos, fechando ou pausando projetos que não estejam gerando valor conforme o esperado. O Lean Portfolio Management (LPM) é uma ferramenta que pode ser adaptada à sua empresa e irá te ajudar a dar visibilidade.

6. Desenvolver a Cultura de Alinhamento Estratégico e Focar no Pensamento Sistêmico

Incentive uma cultura de “pensamento estratégico” em todos os níveis da organização. Promova a compreensão dos objetivos estratégicos entre as equipes para que cada membro saiba como seu trabalho contribui para a visão da empresa. O pensamento sistêmico é igualmente importante para minimizar o pensamento em silos. Pensar no “próprio umbigo” pode ser uma grande desvantagem para a organização. Uma boa ferramenta para medir como está a cultura da estratégia na sua empresa, assim como outros fatores, pode ser o Agility Health. Um consultor com formação em Enterprise Business Agility Strategy (EBAS) pode te ajudar com isso.

7. Investir em Ferramentas de Gestão e Transparência

Use ferramentas de gestão que forneçam visibilidade e transparência sobre o progresso de cada iniciativa. Isso ajuda o CEO e outros líderes a monitorar o alinhamento em tempo real e tomar decisões informadas rapidamente. O LPM, citado anteriormente, e o kanban são ótimos opções para gerar transparência. Se bem adaptados à cultura da sua empresa vão proporcionar excelente resultados.

Ao implementar essas ações, o líder estará promovendo uma empresa mais orientada para resultados estratégicos, com equipes engajadas e iniciativas que realmente agreguem valor, maximizando assim o retorno dos investimentos.

Ter as iniciativas alinhadas com a estratégia corporativa é fundamental para a saúde da empresa e para a busca constante por crescimento e eficiência.

A sua empresa já trabalha dessa forma? Você tem o mesmo problema que a maioria das grandes empresas?

como vimos, contar com uma consultoria qualificada pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua jornada.

Se você precisa do apoio de uma consultoria especializada, conte com a Gente.

Nossa equipe é especializada e certificada para garantir que a sua experiência seja única e bem sucedida, pois só atingimos o  sucesso quando a sua empresa se destaca no mercado.

Entre em contato com a Gente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Relacionado

Estratégia e Execução: Como Alinhar Objetivos com Inteligência Artificial e Outras Ferramentas de GestãoEstratégia e Execução: Como Alinhar Objetivos com Inteligência Artificial e Outras Ferramentas de Gestão

No mundo corporativo atual, a desconexão entre estratégia e execução ainda é uma das principais barreiras para o alcance dos objetivos organizacionais. Mas, felizmente, a tecnologia — e especialmente a