top of page
  • Writer's pictureGente e Gestao RH

5 dicas de desenvolvimento de carreira: como se destacar profissionalmente


Há pouco tempo, o diploma de um curso superior era o suficiente para se destacar perante aos candidatos em uma vaga de emprego ou diante dos colegas de trabalho.

O tempo passou e, como já se esperava, as pessoas foram se preocupando cada vez mais com a especialização profissional. Graduar-se passou a ser quase uma obrigação na conquista do emprego e cargo dos sonhos.

E isso se deve, principalmente, às frequentes crises econômicas enfrentadas, que implicam no aumento da taxa de desemprego e, por consequência, o mercado ficou mais exigente e a concorrência mais acirrada.

Agora, além de cursos, é preciso também dar atenção ao desenvolvimento das habilidades pessoais e potenciais, tanto para conseguir um emprego, como para mantê-lo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de desenvolvimento de carreira para que você se destaque profissionalmente. Continue a leitura!

1. Pratique a fluência em inglês

Em qualquer profissão, ter conhecimento em uma língua estrangeira, principalmente o inglês, é um ponto muito positivo no mercado.

O problema é que, como na maioria das vezes, a língua não é usada no cotidiano, com o tempo é natural que vá perdendo a fluência e esquecendo o que foi aprendido.

Felizmente, há algumas dicas para não ficar “enferrujado” no inglês e, além disso, aprender novas palavras.

Leitura: o texto te ajuda a manter o que você já sabe e também a desenvolver o vocábulo. Sem contar que lendo você consegue observar o modo como as ideias são apresentadas e organizadas. Uma boa dica é fazer a leitura em voz alta, dessa forma é mais fácil fixar as informações lidas.

Escrita: escrever em inglês é outra forma de ajudar a manter o aprendizado e a organização das suas ideias nessa língua. Você pode fazer anotações simples do dia a dia, como uma lista de compras, um recado ou mesmo um diário contando da sua rotina.

Audição: ver séries, filmes ou escutar músicas é uma ótima forma de entender melhor como é a pronúncia de determinadas palavras e aprender novas expressões.

Conversação: todas as etapas acima são mais fáceis de praticar, pois você pode fazer sozinho. A conversação é um pouco mais complicada, porque não é tão comum encontrar pessoas que falem inglês fluentemente. Uma maneira de treinar o diálogo é fazendo amigos online para conversar pelo Skype, por exemplo.

Realizar certificação em inglês também é muito bem visto pelas organizações. Veja mais na Fluenglish.

2. Tenha características de líderes

A liderança é uma importante característica em um profissional, mas não confunda com um chefe, aquele indivíduo conhecido por muitos pela arrogância e autoritarismo.

Muito pelo contrário, um líder é a pessoa capaz de influenciar uma equipe a favor de uma boa causa. E isso independe da sua posição na hierarquia de uma empresa.

No dia a dia do trabalho, isso se reflete na organização e estratégias nos processos de uma empresa.

Abaixo elencamos as principais características que você pode desenvolver para se tornar um líder de sucesso:

- Assuma as responsabilidades;

- Entenda sobre as tecnologias;

- Saiba quando é a hora de ouvir e falar;

- Solicite ajuda de outros profissionais da equipe, se necessário;

- Saiba reconhecer os méritos dos profissionais da equipe;

- Forneça feedback de todos os projetos em que está envolvido;

- Reconheça seus limites;

- Leve em consideração as opiniões contrárias às suas.

3. Aceite os desafios profissionais de forma voluntária

O ser humano tem a tendência de se acomodar com certas situações e a ter medo do desconhecido.

E isso acontece muito no âmbito profissional.

E é natural, pois envolve o temor de falhar, de não atender expectativas ou não conseguir executar determinados projetos, principalmente se eles forem não só desconhecidos, como também complicados.

É nessa hora que um profissional consegue destaque diante dos demais, quando inicia uma tarefa que ninguém se habilitou a fazer.

Significa que está disposto a enfrentar os desafios e, mesmo que talvez o resultado de tal projeto não seja o esperado, demonstra que assume os riscos e aproveita as oportunidades para contribuir com a empresa e aprender cada vez mais.

4. Aprenda a lidar com seu chefe

Falamos anteriormente que existe aquela grande diferença entre os líderes e chefes, não é mesmo?

E, infelizmente, você não vai esbarrar com apenas líderes na sua carreira. Os chefes também estarão no seu caminho, e o pior, de maneira bem mais frequente.

Portanto, é preciso aprender a encarar os chefes mais difíceis. As dicas a seguir são fundamentais:

Caso seu chefe está sempre apontando problemas e críticas, aprenda a propor soluções para que o trabalho atenda as expectativas dele;

Preste atenção em quais são as prioridades do seu chefe e sempre esteja a um passo à frente com esses processos já encaminhados;

Seja sincero! Se cometeu algum erro, fale a verdade para seu chefe com calma e explique o que será feito para reverter a falha;

Não leve para o lado pessoal o tratamento do seu chefe com você, isso atrapalha ainda mais a relação e pode acabar criando intrigas e rixas. Na maioria dos casos, esse tipo de chefe é uma pessoa difícil com toda a equipe, não se sinta perseguido.

5. Supere as expectativas

Fazer seu trabalho direito, conforme foi solicitado, é sua obrigação. E acredite, dificilmente você vai se destacar por isso. Para que realmente seja visto, é preciso superar as expectativas da empresa.

Se o seu chefe espera que você cumpra um projeto no prazo de uma semana, que tal entregá-lo antes disso? Obviamente, isso não deve implicar na qualidade do seu trabalho.

Além de fazer seu trabalho da melhor maneira possível, superar as expectativas também tem ligação com aquele profissional que tem um bom relacionamento interpessoal, que saiba se comunicar, tenha organização, entre outras características que muitas vezes não são requisitadas em uma vaga de emprego, mas que fazem toda a diferença na rotina e nos processos de uma organização.

Esperamos que essas 5 dicas de desenvolvimento de carreira proporcionem seu destaque profissional.

Quer saber mais dicas sobre desenvolvimento de carreira no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o tema!

Gostou? Compartilhe!

bottom of page