top of page
  • Writer's pictureGente e Gestao RH

MELHORES PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO


ENTREVISTA COM CYNTHIA DRUMOND - RENOMADA E ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS

O panorama competitivo do mercado empresarial está sempre em ascendência. As organizações que forem incapazes de diagnosticarem essa realidade e de investirem em atualizações irão sofrer com a estagnação e com a diminuição do faturamento devido à concorrência.

Estamos passando por um novo ciclo organizacional muito mais dinâmico e eficaz que demandam novos modelos de gestão e de estratégias. As políticas de Gestão de Pessoas devem fomentar organizações mais bem equipadas em desenvolver os funcionários e gerenciar mudanças. Bem como, a inserção das mais eficientes técnicas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação intensiva são primordiais e impulsionadoras, já que o capital intelectual é o maior tesouro dos sistemas organizacionais atuais. Conheça mais como sua empresa pode utilizar os pontos fortes dos colaboradores para valorizá-los.

O modelo de Gerenciamento de Pessoas vem se destacando por adicionar valores a investidores, produtos, as marcas, aos clientes e aos funcionários. As empresas, certamente, já estão sendo diferenciadas pelos seus compromissos éticos e suas características humanizadas.

O Recursos Humanos assumiu um papel muito mais impactante, deixando de ser um simples departamento de pessoal de características operacionais, envolvido na administração de processos que não agregavam qualidade aos relacionamentos internos para atuar estrategicamente com as mais importantes mudanças almejadas pelas organizações e seu desenvolvimento.

As empresas se interessam por sua valorização no mercado via satisfação dos clientes, porém o diferencial é alinharem à satisfação dos funcionários e assim assumirem uma farta vantagem competitiva. Assim, os Recursos Humanos tendem a mostrar-se como uma área de apoio, conforme as estratégias estabelecidas pela empresa.

Continue conosco para conhecer mais sobre as melhores práticas de Treinamento e Desenvolvimento.

Boa Leitura!

AFINAL COMO É O TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO & EDUCAÇÃO?

Algumas finalidades do TD&E são:

- A adequação das pessoas às culturas organizacionais

- Mudança de atitudes que não agreguem valor

- Desenvolver competências e adaptabilidade para lidar com a evolução

- Preparar as pessoas para possíveis remanejamentos, o processo de cargos e remunerações contribui amplamente para esse processo, leia mais.

- Subsidiar conhecimentos teóricos, técnicos, práticos e comportamentais

- Reduzir custos empresariais.

Essas funcionalidades devem ser implantadas estrategicamente, visando evitar quaisquer pressões ou desgastes e proporcionando qualificação adequada.

Gente e Gestão RH conseguiu uma entrevista exclusiva com uma das melhores consultoras de Treinamento e Desenvolvimento, Cynthia Drummond, que possui mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, foco em TD&E. É consultora, coordenadora de TD&E em uma grande empresa, com especialização em Professional and Self Coaching e também em Professional and Executive Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Formação Coaching de Vida, Executive e Master pelo Coaching Place. Graduação em Direito e em Administração de Empresas e Pós Graduação em Processo Civil.

Confira abaixo a reportagem e conheça mais sobre as práticas tão importantes nas organizações.

Gente e Gestão RH: Como é composta a área de Treinamento e Desenvolvimento ?

Resposta Cynthia Drummond: A área de treinamento e desenvolvimento é cíclica e determinada principalmente por características relativas das empresas (porte, segmento, atuação), mas geralmente são: Gerente, coordenação ou supervisão, analistas, assistentes e auxiliares que podem ser graduados em Administração, Marketing, Comunicação Social, Psicologia e Pedagogia, salvo assistentes e auxiliares que possuem graduação em andamento.

Gente e Gestão RH: Quem é responsável por ministrar os treinamentos? São os próprio gestores, algum funcionário do setor de T&D ou terceiros?

Resposta Cynthia Drummond: Normalmente os responsáveis por ministrar treinamentos são os analistas, porém os treinamentos de liderança requerem ampla experiência e formação do instrutor, assim alguns treinamentos técnicos são ministrados pelos supervisores dos setores, pois eles são especialistas em temas relativos as suas funções.

O setor de TD&E é responsável por toda a logística, levantamento de necessidades, vivencias nas áreas para que o treinamento aconteça com excelência. No caso de desenvolvimento humano, o setor de TD&E ministra os treinamentos, pois os temas é de especialidade da Gestão de Pessoas e os funcionários que trabalham diretamente com a GP conseguem avaliar o resultado e evidenciar que houve de transformação nos participantes do treinamento. Algumas empresas optam por trazer pessoas externas ou terceirizar os treinamentos para desenvolve-los, como consultores e outros especialistas, que e trocam experiências. Há também fornecedores, que treinam os compradores sobre produtos específicos.

Gente e Gestão RH: Quem faz a gestão dos treinamentos?

Resposta Cynthia Drummond: O setor de recursos humanos - T&D. A gestão deve ser à vista, ou seja, todo os indicadores precisam ser apresentados para gerar evidências da destinação dos recursos, cálculo do ROI e retorno dos investimentos que estão sendo realizados, os resultados e as entregas, além das medições, avaliações, melhorias, o que está sendo transformado e as ações formais que podem ser tomadas de maneira estratégicas e objetiva para todos alcançarem as metas da empresa.

Gente e Gestão RH: Quais são as ações que o setor de Treinamento e Desenvolvimento pode realizar?

Resposta Cynthia Drummond: Várias ações pode ser executadas. Treinamentos institucionais para disparar a cultura, visão e valores da empresa. Ideal é que o treinamento seja ação continuada e não momentânea e que as práticas não sejam somente treinamento e desenvolvimento. É necessário que o setor apoie a liderança, busque o constante desenvolvimento de rotinas, que os treinamentos sejam revistos, o material seja modificado e atualizado.

Gente e Gestão RH: Quem é o público alvo dos treinamentos das empresas?

Resposta Cynthia Drummond: Muitas pessoas pensam somente nos funcionários que serão treinados, mas não são somente eles, o cliente também é um público alvo, pois tudo que é realizado deve ser praticado para o cliente externo. Os clientes são os termômetros da organização e através deles sabemos onde atuar e treinar com a proposta fundamental de melhoria. Devemos sempre exercitar e praticar com o cliente interno, pois assim alcançamos a excelência.

Gente e Gestão RH: Quais são os dificultadores do setor de treinamento?

Resposta Cynthia Drummond: Maior dificultador do setor de treinamento é a necessidade de realiza-los sem comprometer a “área fim” do negócio, portanto é necessário criar uma logística para os treinamentos serem executados sem comprometer o cotidiano das atividades dos funcionários.

O objetivo é sempre treinar sem transparecer para o cliente externo que algo esteja acontecendo internamente e que a equipe possa estar reduzida. A empresa precisa trabalhar de maneira incessante para que o cliente não seja incomodado ou prejudicado com os processos e que haja modificações na rotina da empresa.

Gente e Gestão RH: Quais são as Técnicas empregadas?

Resposta Cynthia Drummond: Existem Várias técnicas:

- Ciclo de Aprendizagem Vivencial

- Jogos e dinâmicas empresariais

- Estudos de caso

- Vídeos

- Contextualizações

- Power point´s interativos

Agora você conhece mais sobre a área de Gestão de Pessoas que é muito requisita por bons profissionais e bastante demandada pelas organizações. Esperamos que as dicas agreguem na sua formação e em sua trajetória profissional. Confira também as dicas que separamos para você se destacar como profissional de RH.

A consultora Cynthia Drummond é referência no assunto de Gestão de Pessoas. Solicite uma proposta para sua empresa!

Abraços.

(31) 2531-0297

www.genteegestaorh.com.br

bottom of page