Mário Sérgio Cortella, filósofo e comentarista da rádio CBN, afirmou, em uma das entrevistas, que
escutar uma crítica não é fácil, porém, não ouvi-la pode ser mais difícil e comprometedor do futuro bem sucedido. Na reportagem, ele continua a comentar que a ideia do 'não quero saber' é denunciante de uma incapacidade de acolher a crítica e que pela busca da "blindagem", as pessoas que mais merecem o feedback, geralmente, não toleram recebê-lo. Constatando que pode ser grande a resistência das pessoas em receber feedback e que cabe ao líder saber utilizar as melhores técnicas de feedback visando melhoria da performance do time de trabalho.
Diante desse cenário, como fornecer um feedback assertivo e aumentar a motivação da equipe?
A revista VOCÊ/SA também afirma que as pessoas bem sucedidas sabem valorizar o feedback que recebem dos superiores ou mesmo dos colegas, conseguindo aprender com elas e utilizando-as em proveito próprio. Essas pessoas até mesmo buscam o feedback, pois reconhecem a necessidade e importância das críticas como maneira de aprimoramento de desempenho e de relacionamentos. Tanto a capacidade em receber feedback como a de criticar construtivamente é fundamental não apenas no ambiente de trabalho, como também nos âmbitos pessoais e familiares. Essa habilidade denota maturidade, flexibilidade e foco no aprimoramento contínuo que se agregam ao sucesso profissional e à harmonia das relações sociais.
Quais as diferenças dos gestores que praticam o feedback para os que não praticam?
Saber fornecer feedback é uma habilidade significativa para um líder. Sendo um diferencial para ele conseguir direcionar e influenciar as pessoas no sentido do objetivo almejado. Nenhum Gerente é capaz de atingir as metas e o sucesso se não conseguir a convergência da equipe para as necessidades da empresa. Tal tarefa somente é possível com uma equipe engajada e motivada e isso se torna realidade por meio do feedback bem fornecido, seguindo técnicas que foram comprovadas como eficazes e que contribuem para o sucesso do estilo de liderança. A ausência ou má condução do feedback, certamente, levará ao fracasso das ações da liderança.
O processo de avaliação de desempenho bem implantado é fundamental para os diferenciais competitivos da empresa, bem como as demais práticas da Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção e os outros subsistemas de Recursos Humanos.
Qual objetivo do feedback?
São vários objetivos de um feedback, mas o principal deles é fornecer informação específica sobre determinado desempenho.
Se a performance do funcionário ficou acima do esperado há necessidade em incentivá-lo e reafirmá-lo. Mas se ficou abaixo do esperado o indicado é redirecionar ao padrão desejado.
Como fornecer feedback assertivo e aumentar a motivação da equipe?
1º - Analisar a situação
Nessa 1ª etapa há necessidade de uma análise objetiva e minuciosa da situação e classificá-la como desejada ou como inadequada para o contexto. Essa análise precisa ser isenta de pré-conceitos, de julgamentos ou de pessoalidade.
2º - Alinhar os objetivos esperados
Confirmar qual era o objetivo a ser alcançado e como a situação influenciou positivamente ou negativamente para a finalidade que precisava ser alcançada.
3º Ajustar a receptividade
Conforme informado no começo do artigo, a maioria das pessoas não são receptivas e cabe ao gestor a responsabilidade da "quebra da resistência" inicial que é inerente ao começo do processo de feedback.
4º Ambiente Propício
Cuidar para que não haja interrupções, visando que a compressão seja completa e também verificar se o gestor está em condições harmônicas, psicológicas e físicas.
5º Comunicar efetivamente
Clareza e objetividade são fundamentais no momento inicial da conversa.
6º Descrever o comportamento a ser modificado
Fornecer detalhes do comportamento. Nesse momento não há espaço para adjetivos.
7º Descrever o comportamento desejado
Fornecer detalhes sobre qual seria o comportamento ideal e esperado para determinada situação.
8º Buscar solução em conjunto
Fornecer espaço para que a pessoa seja criativa na busca de soluções. Finalizar o feedback, colocando-se à disposição para ajudar e contribuir para o crescimento e desenvolvimento junto a equipe.
Separamos mais dois artigos interessantes sobre os demais processos de RH:
Palestras motivacionais para empresas também contribuem com o aprimoramento contínuo do time de trabalho. Clique no link para saber mais sobre palestras.
Esperamos que as dicas ajudem você fornecer feedback assertivo e aumentar a motivação da equipe.
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Grande Abraço,
Psicóloga Organizacional
Gente e Gestão RH
(31) 2531-0297