top of page
  • Ana Carolina Martins

Como ser mais produtivo e criativo


Alguns costumes "ruins" acompanham as pessoas há vários anos. Seria possível ser mais produtivo e criativo modificando algumas ações?

Algumas atitudes simples podem te deixar mais ágil, com foco, atenção, bom humor, com mais qualidade de vida e aumentar o desempenho. o Auto controle assume papel fundamental para conseguir ser mais produtivo e criativo.

Veja abaixo as situações nas rotinas pessoais e no trabalho que podem melhorar muito sua performance! Vamos lá?!

No Trabalho:

Concentração - Quando você inicia uma tarefa e permanece nela no mínimo 10 minutos, sua concentração melhora, seu organismo se adapta com a tarefa e gera um estado de desejo em permanecer na atividades que iniciou. Assim, há maior tendência em você aumentar o seu foco e conseguir finalizar a atividade sem sentir-se cansado ou deixá-la pela metade.

A dica aqui é: permaneça pelo menos 10 minutos na atividade que iniciou, tente evitar interrupções, não abra várias páginas na internet e não fique "surfando" de maneira compulsiva por elas, não interrompa sua atividade para ficar abrindo a tela do celular de minuto em minuto para checar mensagens, redes sociais. Organize seu tempo e tenha disciplina para checar e-mails, mensagens, celular após a finalização de cada tarefa.

"Chuva" de ideias - As ideias necessitam de tempo para o desenvolvimento. Você precisa iniciar, não espere a solução perfeita, não aguarde o melhor argumento vir à sua cabeça para você falar em uma reunião, comece falando, você vai perceber que um pensamento provoca o outro. Fale e escreva tudo que vem a sua cabeça sem se censurar, depois você tira o que acredita que não vá servir até que você ficará com ótimas soluções, sendo mais produtivo e criativo.

Reuniões presenciais ou on-line - Quando estiver em uma reunião, avise a todos, logo no início, que é preciso manter o que foi programado. Não dê espaço para conversas paralelas e quando os assunto começarem a saírem do foco da reunião, chame as pessoas para voltarem a conversar sobre a proposta prioritária. Isso determina um limite claro que motiva todos a estarem mais concentrados e serem mais eficientes.

Tarefas difíceis nos horários certos - Não adianta você tentar resolver uma tarefa difícil quando você já esteja cansado, isso só vai consumir o seu tempo e aumentar as chances de você não conseguir realizar e sentir-se frustrado. Coloque as tarefas difíceis nas primeiras horas do dia, quando a sua concentração está alta e seu corpo está descansado.

Em Casa:

Despertador e o famoso "apertar o soneca" - O sono possui uma série de ciclos. o cérebro se habitua acordar em determinado horário, logo ele programa todos os ciclos até o seu despertar, se você aperta o botão de soneca e volta a dormir, você perde o senso de alerta e acorda mais tarde, cansado e grogue. Pior de tudo, esse atordoamento pode levar horas para sair. Então não importa o quanto você acha que está cansado - quando seu alarme despertar, levante e nunca coloque a função soneca.

Celular e computador na cama - A maioria das pessoas nem percebe que esse uso afeta o sono e a produtividade. A luz azul de onda curta exerce um papel importante no temperamento, humor das pessoas, até no nível de energia e disposição e na qualidade do sono.

Pela manhã, a luz solar contém altas concentrações dessa luz azul para te manter em atividade. Quando seus olhos são expostos diretamente a ela, a luz azul interrompe a produção de hormônios que induzem ao sono e o deixa mais alerta.

À tarde, os raios solares perdem sua luz azul, o seu corpo produz melatonina e começa a lhe deixar com sono.

À noite, para as pessoas dormirem bem, ficarem descansadas e bem humoradas no dia seguinte, o cérebro não espera nenhuma exposição à luz azul e é muito sensível à ela.

Os notebooks, tablets, televisões e telefone celular - emitem luz azul de onda curta e bem na sua cara. Esta exposição interrompe a produção de melatonina e interfere o adormecer, além de prejudicar a qualidade do seu sono quando as pessoas conseguem "apagar".

Como todos sabemos, uma noite de sono mal dormida possui efeitos desastrosos sobre nossa produtividade. O melhor que você pode fazer é evitar estes dispositivos após o jantar (televisão não é um problema grande se você estiver sentado longe do aparelho).

Alimentação - Açúcar em excesso é outro grande vilão. Pouca glicose deixa as pessoas cansadas, desconcentradas e lentos; muita glicose deixa as pessoas trêmulas, agitadas e sem conseguirem se concentrarem.

As pessoas podem consumir glicose como queiram, refrigerante, pães doces, chocolates, mas a diferença está em quanto tempo que a produtividade irá durar.

O açúcar refinado presente nos alimentos doces levam à um impulso de energia que dura apenas 20 minutos e quando termina o efeito as pessoas sentem-se mais cansada e com vontade de comer mais doce, o que aumenta riscos á saúde, como diabetes, etc... Prefira alimentos que possuem fibra, como mingau de aveia, arroz integral, e outras comidas que contêm carboidratos complexos, pois eles liberam energia lentamente, o que permite que você sustente seu foco por mais tempo.

Como ser mais produtivo e criativo depende de atitudes simples que realizadas cotidianamente, torna-se hábito e rapidamente a diferença é notada, seja no trabalho, com os estudos, seja para as atividades de casa.

Nosso artigo que fala sobre vencer desafios contribui para que as pessoas buscam forças interiores para não desanimarem diante de uma dificuldade.

Quem trabalha com Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, os processos de Gestão de Pessoas sabem o quanto é importante ser mais produtivo e criativo, também como é fundamental orientar as pessoas para que ela também consigam melhores performances.

Processo de Coaching também contribui de maneira significativa para as melhores práticas de aumento de performance.

Empresários que desejam desejam equipe de alta performance ou você que deseja melhorar seus desempenho, fale conosco!

Gente e Gestão RH espera ter contribuído para que você tenha cada vez mais sucesso na realização dos seus projetos.

Gostou?! Compartilhe com artigo com seus colegas.

Abraços,

Ana Carolina Martins

Psicóloga Organizacional

Gente e Gestão RH

(31) 2531-0297

bottom of page