• Gente e Gestao RH

Por que é difícil mudar?

Na família, nas empresas, com os pais, irmãos, marido, esposa, filhos, com colega de trabalho, quem nunca escutou que não consegue mudar ou que os outros que precisam modificar comportamentos, atitudes ou processos? No contexto da empresa não seria diferente, ouvimos equipes relatando que “sempre foi assim e funciona bem, que não há motivos para mudanças ”, por outro lado, nunca se falou tanto em inovação, melhorias de processos e de pessoas. Será que as pessoas sabem a importância da mudança e conseguem realizar modificações quando necessário? Mas por que é difícil mudar?


As pessoas e organizações nunca falaram tanto sobre mudanças


Saber trabalhar com cenários em constantes modificações, tornou-se uma habilidade primordial nos tempos atuais, geralmente, as pessoas dizem e acreditam que são muito mais abertas as inovações do que realmente são; pois as mudanças geram desconforto, incertezas, ansiedade e costuma ser um risco, afinal, podem ser positivas ou não.


Um ótimo exemplo foi o trabalho remoto, houve uma desconstrução da ideia que as pessoas não conseguiriam gerar resultados realizando as atividades em casa. No entanto, muitas empresas e funcionários afirmaram que o saldo desse processo foi muito melhor do que esperavam. Os trabalhadores relataram sobre ganhos de qualidade de vida, não enfrentarem trânsito, melhorarem a alimentação, entre outros e as empresas perceberam diminuição significativa de custos com estruturas.


Com a redução da pandemia Covid-19 e avanço das vacinas, todos entraram em período de mudança novamente, alguns voltando ao trabalho presencial, outros continuando com home office e ainda surgiu mais uma modalidade, híbrido, mas a resistência a mudança continua, pois precisa reorganizar a rotina e adaptar novamente.


Seguem algumas dicas para implantar a mudança:


1- Mostrar os ganhos: Certifique-se que todos sabem os benefícios da mudança e os motivos que o modelo antigo está sendo alterado. As pessoas possuem muito acesso a informação e estão cada vez mais acostumadas com os diálogos, a empresa que propõe mudanças sem conversar com as equipes, certamente, terá aumento significativo da rotatividade.


2- Não agir com imediatismo: Nas situações em que há a decisão de mudança, é importante analisar tanto os benefícios como os impactos, principalmente, a curto, médio e logo prazo. Toda ação gera um impacto, não os considerar pode ser um grande erro.


3- Planejamento é a palavra ideal para cenário de mudanças: realizar fluxo de processos, atuar com metodologias ágeis, certamente irá propiciar segurança na implantação de inovação ou melhorias.


4- Considerar as lideranças como protagonistas: A liderança inspiradora, que age com a equipe através do próprio exemplo das ações, é uma excelente ferramenta no caso de mudanças, pois os líderes bem desenvolvidos, conseguem extrair o melhor das pessoas para que elas contribuam e sejam geradoras de mudanças.


Impossível pensar que a rotina está instaurada e cristalizada, hoje, mais do que nunca, a palavra mudança está tão evidente, bem como os impactos, as dificuldades e os resultados gerados, não se pode mais acreditar que exista somente uma maneira de realizar. Abrir-se para as mudanças, não se trata mais de opção e sim de sobrevivência.


Para isso, conheça mais sobre o perfil dos colaboradores antes de admiti-los, tendo um processo de recrutamento e seleção assertivo é possível verificar a habilidade de abertura para inovação dos candidatos, além disso, pense sobre desenvolvimento de equipes, construção de relações de confiança, produtividade, avaliação de desempenho e novas formas de trabalho. Veja também: VANTAGENS DO RECRUTAMENTO ONLINE e o post especial que fizemos sobre AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE.


Esperamos ter contribuído com você com esse mais um post da Gente e Gestão RH.


Gostou? Compartilhe


Veja também os posts:

8 DICAS DE RESILIÊNCIA NO TRABALHO

5 Dicas para Você Ser Produtivo no Home Office


Grande Abraço,

Ana Carolina Martins

Psicóloga Organizacional

Gente e Gestão RH

(31) 97156-1551

https://www.genteegestaorh.com.br