RECRUTAMENTO INTERNO OU EXTERNO?

 

 

 

Recrutamento e Seleção vem sendo um desafio, a cada dia, nas organizações, cabendo ao profissional de RH utilizar os conhecimentos e as técnicas para agregar diferenças nas empresas e realizar uma seleção assertiva.

A Gestão de Pessoas precisa destacar-se por adicionar valor a investidores, aos clientes e funcionários, entendidos como as três principais fontes de valor das organizações.

 

O Recrutamento é o primeiro passo que se considera extremamente importante para qualquer empresa. Ele influencia diretamente nos outros subsistemas. Quando uma seleção de pessoas é bem realizada, há facilidade no treinamento, na avaliação de desempenho e nos demais processos de Gestão de Pessoas.

 

Os gestores precisam tomar decisões no momento da promoção interna ou de oxigenar a equipe. A escolha nem sempre é fácil, pois exigir prós e contras que precisam ser muito bem avaliados. Pode surgir a dúvida: Qual é a melhor opção: Recrutamento Interno ou Externo? Entenda cada um deles e suas vantagens e desvantagens.

 

 

 

 

RECRUTAMENTO EXTERNO

 

Prática que visa a buscar, no mercado de trabalho, profissionais para preencherem determinada vaga, ou seja, selecionar o talento certo para sua empresa. Para esse recrutamento, a avaliação psicológica mostra-se de extrema valia porque, por meio dela, obtém-se o mapeamento de perfil.

 

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO

 

1 - Experiência

A contratação externa gera a vantagem de poder selecionar, num universo mais amplo, funcionários com níveis variados de experiência na função, até mesmo maiores do que os dos funcionários internos. Estes podem apresentar potencialidades, mas precisaram de maior desenvolvimento e treinamentos para conseguirem performance semelhante à dos que possuem ampla experiência. .

 

 

2 - Atualização dos conhecimentos e práticas

O recrutamento externo permite que a empresa mantenha-se atualizada com o ambiente competitivo e acompanhe as práticas das demais organizações. Saiba mais sobre as melhores práticas de recrutamento e seleção.

 

3 - Oxigenação da Equipe

Renovar visa a enriquecer os recursos humanos da empresa. Para isso, a indicação é o recrutamento externo. A empresa recebe ideias novas que forçam a competitividade sadia, para que todos possam melhorar e otimizar o trabalho. Além de contar com mais opções e a concorrência de mais candidatos para o aumento da assertividade.

 

 

4 - Retorno mais rápido sobre investimento da contratação

Ao aproveitar os investimentos em determinado funcionário que está sendo contratado e os gastos em seu desenvolvimento pessoal já realizados por outras empresas, a organização contratante terá o retorno imediato pois não serão necessários gastos com cursos e treinamentos pois o candidato está pronto para desempenhar a função, e tende a possuir conhecimentos, habilidade e atitudes niveladas.

 

5 - Economia em Treinamento

Muitas empresas optam pelo recrutamento externo justamente para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho em curto prazo.

 

 

A maioria das empresas faz a opção pelo recrutamento externo objetivando aumentarem as entregas para os clientes, conseguirem maior agilidade e maior produtividade, conseqüentemente poderem gerar mais faturamento. Mas, lembre-se o recrutamento e seleção precisa ser realizado com técnica e profissionais específicos, visando garantir que o processo venha a contribuir com a lucratividade da empresa, através da adequada gestão de pessoas. Consultoria de recrutamento e seleção são excelentes investimentos para o aprimoramento da seleção.

 

 

RECRUTAMENTO INTERNO

 

O conceito de Recrutamento Interno é a seleção dentro da própria empresa, com preenchimento de uma vaga pelos próprios funcionários. O intuito é a tentativa de reter talentos, através do crescimento de carreira. A implantação de Cargos e Salários contribui consideravelmente para os benefícios do recrutamento interno.

 

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO

 

1 - Cultura Organizacional

Quando o funcionário concorre a vagas internas da empresa, ele está adaptado à cultura, aos processos e aos colegas de trabalho. Geralmente, são conhecidos pelos líderes e possuem mais credibilidade porque desempenham o trabalho com excelência, possuem mais confiança da equipe gerencial.

 

 

2 - Estimular o Desenvolvimento da Equipe

Quando os funcionários sabem que existem possibilidades de aumento de cargo, a tendência é v buscarem mais autodesenvolvimento e melhores performances.

 

3 - Retenção de Talentos

Há, no mercado, uma tendência à diminuição do Turn-over. As gerações desse século, buscam novos conhecimentos e reconhecimentos, podendo permanecer, por tempo maior, nas empresas que oferecem chances de crescimento profissional.

 

 

4 - Motivação

O status social é importante para as pessoas. Na pirâmide do teórico Maslow, a realização pessoal e a estima são fatores geradores de motivação. Muitas pessoas acreditam que a motivação seja intrínseca, no entanto, sabe-se que é fundamental promover um solo fértil para que ela floresça. Sendo assim, quando o funcionário alcança novos cargos na mesma empresa, há o sentimento de valorização e ele pode orgulhar-se de ter conquistado a promoção.

 

5 - Agilidade na Seleção

Nas situações em que a empresa já possui os funcionários para realizar o recrutamento interno, a etapa de divulgação de vagas, triagens de currículos não existem, otimizando o tempo para preenchimento da vaga.

 

 

AO recrutamento interno precisa ser realizado com cautela e muita transparência, pois pode haver insatisfações das pessoas que não foram selecionadas. Precisando de fornecimento de feedback geradores de ações e não paralisantes. Veja mais sobre técnicas de Feedback.

 

 

Desejamos que o conteúdo deste artigo tenha contribuído para uma melhor decisão em sua empresa. Separamos mais dois artigos interessantes sobre os demais processos de RH:

Como realizar entrevista por competência

Saúde mental no trabalho e o papel do RH

 

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

 

Grande Abraço,

 

Ana Carolina Martins

Psicóloga Organizacional

Gente e Gestão RH

(31) 2531-0297

www.genteegestaorh.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque