Olá pessoal. Após alguns dias de ler publicar o seguinte post (https://www.linkedin.com/posts/alexsandrocarvalho_excelente-point-of-view-i-really-agree-activity-7247367704817393664-7o4k?utm_source=share&utm_medium=member_desktop) e receber muitas mensagens de pessoas que relatam passar pela mencionada situação resolvi vir aqui e escrever algo que entendo é importante para essas empresa que ainda não sairam do século passado.
Aproveitei para citar algumas fontes, no final, para ajudar àqueles que desejam aprofundar-se nessa jornada onde o destino é ser um bom líder e trazer ótimos resultados para a empresa. E vamos lá …
Para líderes que desejam ganhar e manter a confiança e a credibilidade junto às suas equipes é crucial seguir alguns princípios e práticas fundamentais que são:
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Transparência: A comunicação clara e aberta é essencial. Um líder ágil deve compartilhar informações importantes com a equipe e admitir erros quando necessário. Isso fortalece a confiança e cria um ambiente de colaboração genuína, onde os membros da equipe sabem que estão sendo ouvidos e respeitados. De nada adianta cobranças exacerbadas, quando o seu time não conhece os objetivos e/ou as estratégias da empresa. Outro ponto importante é a consistência, um líder deve liderar pelo exemplo. Fazer o oposto do que ele ensina não é consistente e vai expor o líder no médio prazo.
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Empatia e escuta ativa: Um líder eficaz precisa ser capaz de compreender as necessidades, desafios e emoções dos membros da equipe. A empatia cria laços de confiança e melhora o ambiente de trabalho, promovendo um sentimento de inclusão e suporte. Ouvir ativamente os membros da equipe é igualmente importante, permitindo que o líder compreenda melhor suas perspectivas antes de tomar decisões. Cada pessoa tem a sua luta interna, seus problemas e devemos estar atento a tudo isso. Oferecer suporte é fundamental para ter as pessoas focadaqs nas entregas.
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Delegação e autonomia: Os líderes devem confiar em suas equipes para tomar decisões importantes, evitando o microgerenciamento. Delegar tarefas e permitir que os membros da equipe trabalhem com autonomia não só aumenta a confiança mútua, mas também estimula a criatividade e a inovação. O problemas é que muitos líderes delegam, mas continuam fazendo o microgerenciamento. E daí joga tudo por terra.
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Orientação e desenvolvimento contínuo: Um líder deve ser um mentor, guiando o desenvolvimento dos membros da equipe. Isso pode ser feito por meio de feedbacks constantes e construtivos, encorajando o crescimento profissional e pessoal. Além disso, o próprio líder deve estar sempre em um processo de aprendizado contínuo. Se a empresa não tem um plano de crescimento para os seus profissionais, um processo robusto de avaliação e uma periodicidade que faça sentido aos profissionais sem gerar nos líderes um trabalho repetivivo, excessivo e sem resultados, essa empresa está às beiras de perder muitos bons profissionais no curtíssimo prazo.
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Flexibilidade e adaptabilidade: No ambiente atual no qual estamos inseridos, as mudanças são constantes. E devem ser mesmo. Um bom líder deve ser capaz de lidar com interrupções e ajustar rapidamente o curso quando necessário, mantendo a equipe motivada e focada nos objetivos estratégicos. O planejamento deve ser feito para o curto, médio e longo prazo, obedecendo, é claro, o nível de profundidade de entendimento das necessidade para cada caso.
Seguir esses princípios ajuda a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e confiável, onde a equipe se sente motivada e engajada a alcançar grandes resultados.
Fontes: Robert Half, Menvie, Scopi, CrossKnowledge, Menvie, CrossKnowledge, ETALENT, Menvie