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Tendências do RH 4.0 e do RH 5.0

Digitalização, Colaboração, Flexibilização, Qualidade de vida, Inclusão e Sustentabilidade. Quais são as tendências do RH 4.0 e do RH 5.0?


Podemos falar em nova era de Gestão de Pessoas, sendo a tecnologia fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e um papel importante para tomada de decisões nos negócios.




O RH 4.0 traz as soluções simples e eficientes de processos que, antes, demandavam inúmeras horas de trabalho, agora podem ser automatizados, visando melhoria das atividades e resultados da área de RH e dos demais setores da empresa.


Enquanto o RH 5.0 supera o uso inteligente de ferramentas tecnológicas, a tendência vai além e contribui com a proposta de globalizar as empresas, bem como, tornar o mundo um lugar mais inclusivo e focado no bem-estar da população em geral.


Sabendo que uma pessoa feliz é mais comprometida com entregas, deixando o registro de ponto e a liderança “comando e controle” para o foco em melhorias. O colaborador pode gerar mais resultados para a empresa, trabalhando de qualquer lugar que ele desejar e no horário que ele sentir mais confortável, contribuindo com o crescimento e rentabilidade da instituição. Não seria uma “empresa dos sonhos”, já é uma realidade que prima e sabe a importância da retenção de talentos.


Com uso de ferramentas adequadas, os profissionais de RH podem contribuir mais com a cultura de inovação, melhoria contínua e os funcionários podem personalizar ainda mais as experiências na empresa, elevando os padrões de jornada da equipe, colocando-as no centro das decisões e automatizando processos.


A quarta revolução industrial implica no desenvolvimento rápido da tecnologia e mudanças repentinas e cotidianas. As empresas estão mais conectadas, integradas e automatizadas não somente no processo produtivo e na prestação de serviço, bem como, as áreas de apoio contribuem gerando beneficiamento de tempo e recursos.


O próximo passo da revolução é referente a sociedade 5.0, primando para que as empresas sigam os conceitos de diversidade e qualidade de vida dos colaboradores.


Quais os processos beneficiados com o RH 4.0 e com o RH 5.0?


Recrutamento e seleção - Mais assertivo, cuidando da reputação da marca e impulsionando uma gestão de pessoas positiva, são somente alguns aspectos ao realizar um processo integrado, otimizado, humanizado, inclusivo e primando pela diversidade.


Departamento Pessoal – As plataformas estão sendo cada vez mais crescentes em inúmeras empresas. O armazenamento em nuvem, a experiência do novo colaborador no processo admissional começa a ser mais agradável e compatível com o universo tecnológico que vem acompanhando as pessoas dentro e fora de uma empresa. Com upload de fotos da documentação é possível começar a trabalhar de maneira menos burocrática.


Telemedicina – Apoio aos funcionários e aos dependentes, com atendimentos que visam prevenção e acompanhamento da saúde.


E-Learning / Carreira / Avaliação de Desempenho – Gestão do aprendizado integrando às principais instituições de ensino, assim o colaborador consegue, através do celular, aprender uma nova competência, realizar treinamentos técnicos, integração com equipes através de comunidades de aprendizagem e realizar o acompanhamento do próprio desenvolvimento, de maneira autônoma e com base sólida para aprimoramento da carreira e no desempenho.


Cultura – Voltada para inovação, com o RH 5.0 a tecnologia deixa de ser protagonista para ser coadjuvante, não deixando de ser importante, mas essencial para análise de dados e toma de decisão estratégica. A base começa a ser formada por gente, todo RH é focado na felicidade dos funcionários, promover oportunidades, gestão democrática e quanto maior a diversidade, maior será o cenário de aprendizados.


Contribuições do RH 4.0 e do RH 5.0


Não há como negar que o RH 4.0 contribui para formação de profissionais multidisciplinares, descentralização da gestão e um trabalho integrado, utilizando de Inteligência artificial, Dados, People Analytics, metodologias ágeis e Recrutamento Digital.


O RH 5.0 realiza a gestão do capital intelectual, a ideia é que em um futuro não muito distante o trabalho pesado seja automatizado e os colaboradores atuem com criatividade, estratégia e significado. Atividades menos exaustivas e sim mais agradáveis, com o dia a dia mais produtivo e feliz. Consequentemente, fica mais próxima a idealização de redução de estresse e a saúde mental vista como investimento e não mais com discriminação.


A tecnologia já é parte de muitas empresas, mas requer adaptação da cultura tradicional, romper com a resistência sobre a transformação digital, implantando o mindset digital, adaptando pensamentos e estimulando o comportamento inovador.


Além da mudança para o pensamento digital, a proposta no RH 5.0 é a sustentabilidade e inclusão, diminuindo a desigualdade, para que o cenário não seja mais sobre falta de oportunidades, onde somente quem possui poder aquisitivo tenha acesso a qualidade de vida e o mínimo de conforto. Um futuro menos excludente, para que todos tenham acesso igual aos benefícios que a tecnologia proporciona.


Esperamos ter contribuído com você nesse mais um post da Gente e Gestão RH.


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